http://www.noticiasautomotivas.com.br/fiat-punto-cambio-solto-e-travado-cliente-esperando-e-sem-carro-a-30-dias/ Fiat Punto: câmbio solto e travado, cliente esperando e sem carro a 30 dias Sepacheco - ELX 1.4: Data 16/07/2008 Chassis Afetados: 1047225 á 1050771 Modelos afetados: Punto 1.4 , Punto ELX, Punto HLX e Punto Sporting Causa Técnica: Falha na montagem do terminal na leva de seleção localizada no comando de marcha Intervenção em produção: Identificação do lote e substituição dos cabos de seleção de marcha Atual modificação: Adotada nova bucha de fixação do terminal e cabos de seleção. ======================================= BETO - HLX 1.8: Meu carro não está na ilha de chassis e foi constatado o problema (peças do referido lote). BART, eu pude comprovar a autenticidade pela própria concessionária e também junto ao atendimento da regional em Curitiba. E eles me confirmaram a mesma faixa. ========================================= Rodrigo - Sporting: 8764-0962 Peças: 2 cabos do comando, cambio travou da mesma forma. Pegou em: fev/08 ======================================= Vasco - ELX 1.4: Busco informaçao: Meu carro um Punto ELX 1.4 comprado em outubro de 2007 aprensentou problema na alavanca de cambio, ou seja soltou ou quebrou, seria possivel algum tipo de informaçao quanto a procedimento, agradeço desde ja´ Obrigado vasco locutorvasco@uol.com.br ========================================= JJJ - ELX 1.4: o meu começa com 101, mas sempre range ao engatar a 2ª marcha e várias vezes tive dificuladade para engatar. Outras poucas vezes a 1ª já falhou feio. É melhor eu ir ver, certo? ========================================= Econoinfo - HLX 1.8: Bart, não duvido da veracidade do tópico mais não. Peguei meu carro hoje e a vendedora queria saber de qq jeito como eu soube disso, informou que é uma coisa confidencial e isso não é divulgado. ========================================= Danielb - HLX 1.8 Meu câmbio quebrou hoje! A situação foi muito estranha, pq eu ja havia notado a uma semana mais ou menos que ele tava começando a fazer uns ruidos estranhos quando se troca a marcha, principalmente quando passando da 3ª pra 4ª. Então hoje fiquei de levar o carro pra fazer hidratação nos bancos de couro e qual a minha surpresa quando vou buscar o carro de volta? O cara vem e me pergunta o câmbio do seu carro esta com problema? Eu respondi sim, esta meio barulhento, vou levar segunda pra concessionaria para ver junto com o recall e ele me responde, pois é, ele trancou na segunda marcha e esta completamente solto! Diz ele que estava em segunda e foi engatar a ré quando o câmbio simplesmente se soltou e agora não engata mais nada. Tomara que o meu caso seja o do recall do câmbio pq não vou aceitar pagar um câmbio novo em um carro com um ano e meio de uso e 21 mil km! To na mesma, 1 ano e meio, fora da garantia, marcha travou na segunda. ========================================= Valmir - ELX 1.4 é povo, hj fui eu o "contemplado"! depois do almoço, estava eu andando d boa, em 2ª, numa ruazinha susse, vendo casas p/ vender e tal, eis q quando vou colocar a 3ª foi aquele VRÃÃÃM, uma acelerada em falso e o carro morreu... peguei no câmbio... soltou total! faz 4 meses q saiu da garantia, acabei d virar 20mil km, e fui contemplado com esse problema... ... fui na Barigui (concessionaria) agora pela manhã... estava lá meu carro desmontado.. e mostraram a peça quebrada e tbm o orçamento... R$160 + R$360 de mão de obra, total R$520,00 falaram q vão tentar arranjar uma "cortesia" junto a fabrica.. A Fiat fez a 'cortesia' da peça.. o irmão do Vander, aqui de Curitiba, teve esse mesmo problema, logo após a garantia quebrou a dita peça, ele insistiu com a Florença (outra concess.) para extender a garantia, e conseguiu, não pagou nada! ... bem, eu estava lendo os relatos no orkut agora sobre esse problema, tem muitos q reclamaram disso lá tbm! é beeeeem comum esse problema como já falei, o cara do guincho comentou comigo q já havia levado 2 puntos com esse problema!! ...meu amigo acabou d me ligar dizendo q aconteceu com o punto da mãe dele a mesma coisa q ocorreu com o meu, e ela comprou um mês antes q eu... 07/08 ... pessoal, sobre a mãe do meu amigo q teve problema com o câmbio: tem pouco mais d 15 mil Km, o carro é d set/out 07, e ela levou na Florença e não cobraram nada!!! ========================================= Jaslee ELX 1.4: esse relatos sao bem comuns no orkut, mas pelo que vejo a maioria sao os modelos 2007/2008 ou no maximo 2008/2008 ========================================= BETO - HLX 1.8: Com o tempo você acaba conhecendo as pessoas e as informações vão surgindo, é inevitável. Pelas informações que tenho, a ilha de chassis divulgada é uma aproximação da realidade. Explico melhor.... Devido a erros de logística, várias peças do lote que a Fiat quer atingir foram enviadas antes de sua liberação formal em sistema. O que se justifica por existirem carros dentro da relação que não possuem o problema e carros fora da relação que apresentam o problema. A Fiat só não aumenta a relação de chassis ou mesmo divulga em mídia porque seria negativo para um carro que vende muito (muito mesmo) e, com isso, teria muito mais em peças e mão-de-obra para arcar. Além do critério "branco" do recall caracterizar um reparo considerado pela Fiat como não emergencial e que não envolve segurança. ESTA INFORMAÇÃO NÃO SERÁ DIVULGADA EM MÍDIA PELA FIAT. Ou seja, ninguém da Fiat vai te confirmar isso, enfatizaram bem isso. Eu fui até a concessionária de posse da informação completa passada pelo Sepacheco e obtive a confirmação pela ilha de chassis. Ou seja, pela insistência eles acabaram entregando, somente por isso. Trata-se de recall "branco" pois não oferece risco de segurança. Se teu carro está com 500km e você não tem do que reclamar, ótimo. Mas quem te garante que nos próximos 500km esteja ok? A mesma pessoa, que me atendeu da regional aqui em Curitiba e que primeiramente negou a existência do recall, depois acabou confirmando quando eu ameacei divulgar o problema de uma maneira mais aberta. Do recall eu não falo mais nada....já tive o câmbio do ELX substituído graças à informação que o Sandro passou. ============================================= Comentario dos proprietarios no orkut: "ocorre em todos os Puntos pelo que se tem lido..... acreditava-se que ocorria apenas nos Puntos 2007/2008 - 2008/2008 e 2008/2009 mas recentemente já tivemos relatos de Puntos 2009/2009 com o problema de quebra do cabo do comando de seleção de marchas e os 2009/2010 ainda são muito novos para termos relatos. o sistema é frágil e precisa ser revisado para maior confiabilidade e durabilidade. lembro logo no lançamento do Punto ao surgir os primeiros testes de performance que algumas revistas especializadas comentaram sobre a fragilidade do trambulador e uma ligeira aspereza na precisão dos engates. segundo o relato, após forçar o câmbio em trocas super rápidas o trambulador demonstrou desgaste muito prematuro. pode ser que o problema esteja relacionado com o mecanismo que prende os cabos que se rompe com facilidade. a Fiat tem total capacidade de corrigir o problema e se ainda não o fez, não fez porque não quer."